domingo, 24 de janeiro de 2010

Ventosaterapia- Medicina Tradicional Chinesa


O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura. Ela se fundamenta na crença de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos 14 meridianos ou em nódulos de reação positiva.
Esta função reguladora é descrita no antigo Cânon de Medicina Oriental, o Nei Jing: “A acupuntura tem a função de remover a obstrução dos meridianos, regulando o Ki e o sangue, tendo como resposta deste fato à harmonização da hipoatividade e da hiperatividae das funções do corpo”.

A Ventosaterapia consiste em provocar descompressão (pressão negativa)no interior de copos especiais. É indicado quando temos como objetivo o reestabelecimento do equilíbrio Qi e Xue (sangue). Os principais benefícios são aumento da circulação e oxigenação dos tecidos, relaxamento muscular e eliminação de toxinas pelo organismo. A estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerado pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças, sendo necessário retirá-lo para que o cliente possa se restabelecer.

A aplicação de ventosas no corpo, além de facilitar as trocas gasosas, regular o pH sanguíneo e trazer um efeito reflexo quando aplicada em pontos de acupuntura, se usada para massagear usando um meio lubrificante (óleos aromáticos), produz o “efeito massagem”. Na estagnação da circulação sanguínea pode se formar um quadro álgico com acompanhamento de manifestações na pele e músculo, como dilatações capilares (telangiectasias), infiltrações subcutâneas, formação de cordões enrijecidos e nódulos, assim como alterações térmicas locais.
Pode aliviar os seguintes sintomas: resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica, soluços, indigestão, enxaqueca, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo, bursite, desordens sistemáticas.

Contra Indicações Relativas

- Insuficiência circulatória vascular local;
- Processos inflamatórios e infecciosos;
- Pós-cirúrgico imediato;
- Feridas abertas;
- Dermatose;
- Herpes;
- Varizes;
- Tumores;
- Estado febril;
- Gravidez.

Ventosaterapia na Estética

A ventosa tem sido usada na área estética promovendo resultados positivos em relação à melhora do sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada.
Os principais benefícios são:
- Desfibrosagem e modificação da viscosidade da derme (melhora o aspecto da celulite);
- Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática auxiliando na redução de edema (inchaço) e hematomas;
- Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina;
- Revascularização superficial e tonificante vascular;
-Esfoliação e tonificação celular na epiderme;
- Melhora das trocas circulatórias;
- Aumento do aporte sanguíneo.


REFERÊNCIAS:
- http://www.ciefato.com.br/
- http://www.cecth.com.br/
- http://portal.medicinaoriental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário