terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fisioterapia Desportiva

A fisioterapia aplicada à área do esporte tem como objetivo não somente o tratamento do atleta que sofre alguma lesão, mas também, na adoção de medidas preventivas, a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O trabalho preventivo é planejado e realizado de maneira eficaz, com base no levantamento dos fatores de risco das lesões referentes à modalidade da área esportiva específica.

Diferente da reabilitação convencional, onde o retorno completo à função pode não ser possível, a reabilitação desportiva combina o exercícios e as modalidades terapêuticas com a finalidade de restaurar atletas ao seu mais alto nível atividade, tendo um maior condicionamento em relação ao nível que o paciente tinha antes da lesão.

A interação entre o fisioterapeuta, o técnico e o atleta é essencial para a elaboração dos objetivos do programa de reabilitação em curto, médio e a longo prazo baseados na lesão do atleta, procedimento cirúrgico realizado e/ou necessidade da competição. O uso do protocolos de reabilitação preestabelecidos como diretrizes de tratamento pode ser valioso, sendo que estes deverão ser bem fundamentados cientificamente. A evolução durante a reabilitação do atleta deverá basear-se na avaliação diária do fisioterapeuta e a progressão de uma fase para outra somente deverá ocorrer depois que o atleta alcançou os objetivos esboçados na fase atual.