quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fisioterapia em Traumato-ortopedia

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na prevenção e tratamento das diversas distúrbios agudos ou crônicos dos sistema musculoesquelético.

Durante o processo de reabilitação são utilizados recursos terapêuticos como eletroterapia, crioterapia, cinesioterapia e terapia manual, que quando utilizados em conjunto e de forma específica a cada paciente, promovem o alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, treino de controle motor e reeducação postural.
Nos dias de hoje, a fisioterapia baseada em evidências científicas tem mostrado excelentes resultados e bom prognóstico em diferentes tipos de patologias. São oferercidos cursos de especialização em todo o mundo de técnicas como Maitland, Millugan, Kalterboun, Bandagem Funcional, Crochetagem, Plataforma Vibratória, RPG, Pilates, Estabilização Segmentar Terapeutica, FNP, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Acunpuntura, entre outros.
Através de uma avaliação criteriosa do paciente o fisioterapeuta é capaz de elaborar o programa de reabilitação, podendo ainda necessitar da ajuda de outros profissinais de saúde, de forma a completar e acelerar o processo de reabilitação.
Problemas comuns tratados pela fisioterapia traumato-ortopédica:

- Artrose;
- Tendinopatias;
- Lombalgias;
- Disfunção patelofemoral;
- Bursites;
- Fibromilgia;
- Alterações posturais de diversas causas;
- Pós-operatório;
- Entre outros.